Viscosidade dos líquidos
1. Objetivo
Conhecer o fenômeno viscosidade e calcular a viscosidade relativa.
2. Introdução
Viscosidade
O coeficiente de viscosidade de um líquido é a medida do escoamento sob a ação de forças dissipativas, ou seja, a viscosidade é a resistência do fluido ao escoamento. A água é um líquido com pequena viscosidade, líquidos como os xaropes ou xampus possuem densidades maiores por tanto são mais viscosos do que a água. A temperatura pode variar a viscosidade, o óleo de um motor é muito menos viscoso a temperaturas altas do que quanto o motor está frio.
Quando um fluido se movimenta através de um tubo, a viscosidade leva uma força de resistência (uma força de atrito), que age entre as partes do fluido que estão se movimentando, por exemplo, o fluido perto das paredes do tubo se movimenta mais lentamente do que o fluido no centro do tubo.
Quanto maior a viscosidade, menor a velocidade em que o fluido se movimenta pois quanto mais viscosa a massa, mais difícil de fluir e maior o seu coeficiente de viscosidade.
“Quando um fluido escoa de maneira laminar, isto é, como se fosse constituído por várias lâminas paralelas, admite-se que a primeira “lâmina” em contato com o duto ou com a calha que o conduz não se movimenta, porém a valocidade das outras “lâminas” cresce progressivamente até atingir um valor máximo, na superfície livre do fluido ou no centro de sua superfície cilíndrica. Como essas superfícies laminares ou cilíndricas têm corpo material, admite-se um atrito dinâmico entre elas, além das interações de polaridade das partículas que constituem o meio. Assim define-se como coeficiente de viscosidade o índice numérico que mede o grau de dificuldade quanto ao deslizamento dessas camadas entre si. Em geral, esse coeficiente é conhecido simplesmente por viscosidade dinâmica, medido em unidades poise (1 poise = 0,1 pascal x segundo).” (Renato N. Rangel, Práticas de Físico-Química, Editora Edgard Blücher, 2006, p.3)