DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE UM LÍQUIDO
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO EM QUÍMICA GERAL
DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE UM LÍQUIDO
(5ª Aula)
CARAÚBAS-RN
15/08/2013
OBJETIVOS
O objetivo da quinta aula prática de laboratório de química geral foi:
Determinar a viscosidade de um líquido utilizando o método de Stokes;
Possibilitar a interação aos alunos na determinação da viscosidade dos líquidos pelo método de Stokes.
INTRODUÇÃO
A viscosidade de um fluído pode ser considerada como a propriedade que determina o grau de sua aversão a força cisalhante, definida preliminarmente pela interação entre as moléculas de um fluido. A viscosidade dos líquidos vem do atrito interno, isto é, das foças de coesão entre moléculas relativamente juntas. Desta maneira, enquanto que a viscosidade dos gases cresce com o aumento de temperatura, nos líquidos ocorre o oposto. Com o aumento da temperatura, aumenta a energia cinética média das moléculas, diminuindo o intervalo de tempo que as moléculas passam umas junto das outras, menos efetivas se tornam as forças intermoleculares e é a menor viscosidade.
Existem dois tipos de viscosidade:
Viscosidade dinâmica(μ), que é dada em termos de força para mover uma unidade de área a uma unidade de distância.
.Já a viscosidade cinemática (ν) é a viscosidade dinâmica dividida pela densidade do fluido(ρ)
. Existem dois tipos de viscosidade: viscosidade dinâmica e viscosidade cinemática. A viscosidade dinâmica (μ) é dada em termos de força requerida para mover uma unidade de área a uma unidade de distância.
Já a viscosidade cinemática (ν) é a viscosidade dinâmica dividida pela densidade do fluido (ρ). Experimentalmente, a viscosidade pode ser medida em viscosímetros. Neste experimento trabalharemos com o método de Stokes. Que se baseia na lei de Stokes, onde diz que um corpo sólido caindo em um líquido sofre a ação de uma forçã