VISCOSIDADE DE UM LÍQUIDO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO 4 – VISCOSIDADE DE UM LÍQUIDO
Campina Grande
2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
TURMA _____________
LABORATÓRIO DE: FÍSICO-QUÍMICA
PROFESSOR (A):
ALUNO (A):
CURSO: FARMÁCIA MATRÍCULA:
TÍTULO E NÚMERO DO EXPERIMENTO: 04- VISCOSIDADE DE UM LÍQUIDO
DATA DO EXPERIMENTO:
RECEBIDO EM: POR: _________________
CORREÇÃO
PREPARAÇÃO: ___________________
RELATÓRIO: _____________________
PROVA: __________________
NOTA GLOBAL: __________ (___________________)
RÚBRICA DO (A) PROFESSOR (A) ____________________1. INTRODUÇÃO
A viscosidade de um fluido pode ser considerada como a propriedade quedetermina o grau de sua aversão à força cisalhante, definida preliminarmente pelainteração entre as moléculas de um fluido. Portanto, a viscosidade é a medida daresistência do fluido ao cisalhamento quando o fluido se move, lembrando que umfluido não pode resistir ao cisalhamento sem que se mova, como pode um sólido.
A viscosidade dos líquidos vem do atrito interno, isto é, das forças de coesãoentre moléculas relativamente juntas. Desta maneira, enquanto que a viscosidade dosgases cresce com o aumento da temperatura, nos líquidos ocorre o oposto. Com oaumento da temperatura, aumenta a energia cinética média das moléculas, diminui (emmédia) o intervalo de tempo que as moléculas passam umas junto das outras, menosefetivas se tornam as forças intermoleculares e é menor a viscosidade.
A viscosidade desempenha nos fluídos o mesmo papel que o atrito desempenha nos sólidos. Ela determina a resistência ao movimento de cada camada do fluido (MASSEY, 1989). Nos líquidos, a viscosidade provém do atrito interno entre as moléculas, ou seja, das forças de coesão entre as moléculas. Para entender a natureza da viscosidade dos