Teoria Geral da Administração
Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas [...] a Administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. (pagina 10)
Nas organizações [...] a eficiência e a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns dependentes diretamente da capacidade daqueles que exercem a função administrativa. (pagina 10)
O trabalho do administrador em qualquer organização [...] é essencialmente o mesmo [...].Qualquer que seja a posição ou nível que ocupe, o administrador alcança resultados através da efetiva cooperação dos subordinados. (pagina 10)
[...] a partir do momento em que as organizações alcançaram um certo tamanho e complexidade é que a sua administração começou a apresentar dificuldades e desafios[...] Foi nesse momento que surgiu a necessidade de uma Teoria da Administração que permitisse oferecer aos dirigentes das organizações de seus problemas empresariais. (pagina 10) [...] A tarefa da Administração passou a ser a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada á situação e garantir a competitividade em um mundo de negócios altamente concorrencial e complexo. (pagina 11)
A Teoria Geral da Administração começou ênfase nas tarefas, por meio da Administração Científica de Taylor.[...] a ênfase na estrutura com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria da Burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista.[...] a ênfase nas pessoas, por meio da Teoria das Relações Humanas,[...] desenvolvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, [...] pela Teoria da Contingência.[...] desenvolveu a ênfase