Extração Liquido-Líquido e viscosidade
CAPÍTULO VII – Extração líquido-líquido
CAPÍTULO VI – Determinação da viscosidade de um líquido
1.0 - INTRODUÇÃO
A viscosidade determina a resistência ao escoamento de cada camada do fluído. Nos líquidos, a viscosidade provém das forças de coesão entre as moléculas, que estão relativamente juntas, ou seja, do atrito entre elas.
A viscosidade de um líquido pode ser medida das mais variadas formas, através de viscosímetros, por ultrassom, por múltiplas reflexões, etc. Nesta pratica usar-se-á o método de Stokes, baseado na Lei de Stokes que diz que para corpos pequenos e esféricos, a força resistiva (ou viscosidade) de um líquido é igual a F=6*π*n*Vc*r onde (r) é o raio do corpo sólido, n é ocoeficientedeviscosidade e Vc é a velocidade do corpo.
Sabe-se que a resultante das forças que atuam sobre o corpo é nula, logo partir deste método, a relação encontrada entre as medidas constituintes do sistema é:
P=E+F
Onde:
P=4/3 * π * r³ * ρs*ge E=4/3 * π*r³ ρliq*g,
Dessa forma para calcular o valor do coeficiente de viscosidade do líquido utiliza-se a fórmula:
N=2*r²*g(ρs- ρliq)/9*Vc
A unidade no Sistema CGS de unidades para a viscosidade dinâmica é o poise (P), cujo nome homenageia a Jean Louis Marie Poiseuille. Passou a ser mais usado o seu submúltiplo: o centipoise (cP). O centipoise é mais usado, devido ao fato de a água ter uma viscosidade de 1,0020 cP a 20 °C e 0,891 cP a 25° C.
1poise = 100 centipoise = 1 g/(cm·s) = 0,1 Pa·s.
1centipoise = 1 mPa·s.
REAGENTES E VIDRARIAS
Balança Analítica
Óleo de soja
Termômetro
Proveta de 2000 mL
Esferas de vidro
Cronômetros
Régua graduada
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Com o método de Stokes determina-se a viscosidade do óleo de soja (ρliq = 0,92g/cm3) com auxílio de esferas de vidro (ρs = 2,57 g/cm3).
1) Em uma balança analítica, pesa-se as esferas de vidro a serem