atividades supervisionadas
1- O que os alunos aprendem numa série influenciará sua aprendizagem na série seguinte.
Situação contextualiza:
João Pedro Souza é um aluno frequente do 3° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Antônio Pedro Lopez no jardim Santo Augusto, Cidade de São Paulo, SP. Recentemente foi detectado um problema que estava comprometendo o desenvolvimento escolar deste aluno, sua mãe que percebeu o que estava ocorrendo, foi quem procurou uma solução para o problema de seu filho.
Tudo começou quando o filho começou a chegar aparentemente preocupado da escola, suas notas começaram a ficarem mais baixas do que as notas dos anos anteriores, e ele começaram a pedir mais ajuda do que costumara pedir nas lições de casa, percebendo isto, a mãe, Maria Lúcia Souza, conversou com o filho que logo expôs seu problema: "Nunca vi isto!”.
A mãe estranhou, pois seu filho sempre fora um aluno muito aplicado, Maria não excitou e logo procurou a instituição de ensino. Seu primeiro contato foi com a professora do filho, Sandra Luíza Nonato, que por sua vez, não soube explicar o que estava acontecendo. Ao procurar a diretora, a mãe e a professora do aluno se depararam com uma situação inusitada: No ano anterior João Pedro não teve uma professora fixa, sua professora teve que se ausentar por muitas vezes, pois seu filho estava com uma doença muito grave. Diante desta ausência foram providenciadas professoras eventuais, porém a matéria não teve uma continuidade, sendo prejudicada a aprendizagem dos alunos. O que não deveria acontecer, pois a lei assegura isto no art.9. IV das Leis de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394:
Estabelece, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal, e os Municípios. Competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de forma a assegurar educação básica comum.
Diante desta situação afirmaremos que João Pedro foi muito prejudicado, não