Saneamento básico no Brasil
395 palavras
2 páginas
O problema de saneamento básico no Brasil para a população é algo preocupante, principalmente para a de baixa renda. Mesmo vivendo em um mundo onde a tecnologia e informação de recursos tem crescido de modo significativo, a saúde publica é um fator de grande importância para o bem estar social. No Brasil começou a ser implantado o saneamento básico para a população urbana a poucos anos, comparando com países que já tem um sistema eficaz , a primeira ação no Brasil foi feita em meados do século XIX. E na época, por se tratar de um pais concentrado mais na região rural, com poucas áreas urbanas, pouca atenção foi dada para ter um sistema de saneamento de qualidade. Causando assim, um problema enraizado para a sociedade até os dias de hoje. Estudos comprovam que para que aja um funcionamento da saúde pública, um dos principais fatores é o saneamento básico. Doenças causadas nas crianças por meio de água contaminada são as principais causas de internações e óbitos em hospitais.Esses problemas se dão por falta de uma rede coletora de esgoto e falta de água trada de modo universalizado. O papel do estado é de suprir com essas necessidades, pois é direito do cidadão a saúde e bem estar.
Em 2007 foi aprovada uma lei federal ( Lei 11. 445/07 para saneamento básico), essa lei tem como objetivo maiores investimentos destinados , tanto região urbana , como rural a ter acesso a água potável e saneamento e uso de tecnologias apropriadas que esteja de acordo com o nível econômico de qualquer cidadão. O PAC (Programa de aceleração do crescimento) foi outra medida que o governo tomou, e teve um foco especial relacionado a habitação, água e saneamento.
Existem projetos de universalização de água potável e redes de esgotos no Brasil, que custaria em torno de R$255 bilhões. Com os investimentos que o estado faz atualmente , demoraria entorno de 30 a 40 anos para conseguir chegar a esse nível. Os governantes tem a função de diminuir esses números por meio de