violência nas escolas
CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA PLENA
Gislaine de Oliveira Vales
Marcos Martins Nascimento
Rosecleide Chagas da Silva
Rozenilde Gomes da Silva
Valéria Fernandes Oliveira Santos
A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA
ARACAJU/SE
2013
Gislaine Oliveira Vales
Marcos Martins Nascimento
Rosecleide Chagas da Silva
Rozenilde Gomes da Silva
Valéria Fernandes Oliveira Santos
A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Educação Inclusiva, ministrada pela Profª Aurora Ferreira Vilalba, no 4º período do Curso de Pedagogia, no 1º semestre de 2013.
Aracaju
2013
A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA
INTRODUÇÃO
Em 1943, o autismo foi conceituado pela primeira vez pelo Pediatra Leo Kanner, como uma doença da linha das psicoses, caracterizada por isolamento extremo, alterações de linguagens representadas pela ausência de finalidade comunicativa, rituais do tipo obsessivo com tendência a mesmice e movimentos estereotipados.
O autismo infantil é um grave transtorno do desenvolvimento que compromete a aquisição de algumas das habilidades mais importantes para a vida humana. As características clínicas centrais desse transtorno incluem prejuízos nas interações sociais, deficiências na comunicação verbal e nãoverbal, limitação das atividades e interesses, e padrões de comportamento estereotipados. O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.
O autismo é uma inadequacidade(SI) no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. Aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até