Violencia nas escolas
Ioni Miranda da Costa Pinheiro
Resumo: O presente artigo procura refletir sobre a violência na escola e um tema vasto, requer um novo conjunto de praticas pedagógicas e sociais que visualizem valores e princípios comprometidos com vida, portanto não pode se tratá-lo a partir de uma única causa, pois essas violências podem estar relacionadas a vários motivos. Nota se dentro das escolas crianças e adolescentes violando o âmbito escolar, que se caracterizam agressões verbais físicas, pichações e furtos sem causa que justifique essas ações.
Palavra chave: violência escola sociedade.
VIOLENCIA NAS ESCOLAS
Propõe se uma pedagogia com olhar cauteloso que priorize as pratica transformadora, possibilitando lhe a inclusão social, que se sensibiliza e se compadeça com o mais fraco.
Precisamos combater a violência a partir da instalação de uma cultura pela paz; é necessário despertar esperanças no mundo que estamos construindo para o amanhã; queremos que o ideal da justiça seja publico e social e não apenas privado e individual; precisamos encenar o bem que desejamos realizar. Que o âmbito escolar seja espaço por excelência de formação intelectual e moral, ou seja, lugar de realizações da promessa de justiça e liberdade.
Todas essas considerações são analisadas no âmbito desse trabalho, tendo como foco principal, analisar especificamente a violência nas escolas, uma vez que a escola tem como objetivo socializar e re-socializar os indivíduos, para viverem e reproduzirem determinadas relações.
O que e violência, como se apresenta na sociedade e no âmbito escolar qual são os elementos causadores dessa violência de que forma os educadores podem contribuir juntamente com a sociedade para amenizar o problema, portanto e preciso conhecer o que se tem causado e analisado sobre o tema da violência.
________________
Acadêmica do curso de direito, 2º período da faculdade Arnaldo Horácio Ferreira Faahf, Luís Eduardo Magalhães-BA,