Violência nas escolas
Tema:
Violência Escolar PROBLEMA
Como este problema pode ser solucionado, sem prejudicar o desenvolvimento do aluno?
Que medidas as escolas podem adotar para que esse problema seja combatido?
O projeto de intervenção na prática pedagógica que ora se configura tem uma inquietude em saber como minimizar a violência que é um problema que tem tomado conta da sociedade, independente de qual seja região o estudo esteja focalizando. Uma vez estando presente na sociedade, também acontece no interior das escolas, mesmo que de forma implícita, atitudes de violência são deflagradas nestes ambientes. Portanto, fazer um estudo acerca da violência nas escolas para saber o índice de incidências que estão ocorrendo se faz mais que necessário para o momento. A escola precisa despertar para a situação, pois, esta se agrava a cada dia e há que se proporem momentos de reflexões sobre o assunto e tomar as iniciativas cabíveis para não permitir que o ambiente escolar se torne palco de violência física, psíquica, moral, enfim, a violência precisa ser pensada, debatida e combatida nas escolas.
OBJETIVO GERAL Diagnosticar as causas da violência e com que freqüência vem ocorrendo esses casos e suas conseqüências. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Constatar a problemática que ocorre nas salas de aula Apresentar estratégias que amenize o crescimento dessa violência Aferir os motivos que leva o aluno a prática da violência na escola . CRONOGRAMA
Neste projeto, apontaremos como contribuir para o desenvolvimento de intervenção pedagógica no combate a prática de violência nas dependências das escolas.
O desejo de investigar a violência entre alunos surgiu devido ao grande número de relatos de professores sobre os casos na sala de aula. A necessidade de esclarecer a sociedade os verdadeiros fatores que geram essa violência, implantando projetos sociais na escola, onde a comunidade estará envolvida.
Elaborando atividades pedagógicas que