Violência na escola
Ana Paula Pereira Antunes Bonfim
RA 306107619
Resumo: Este artigo traz uma abordagem sobre a violência dentro da Escola e procura examinar fatores que desencadeiam atos violentos que acontecem no cotidiano escolar. Trata-se de um estudo, com o objetivo de analisar os significados que a violência assume dentro da Escola, com proposições acerca de uma reflexão, para encontrar soluções criativas e medidas eficazes, para o enfrentamento da violência, buscando meios de atuação na prevenção desse fenômeno.
Palavras-Chave: Violência. Escola. Reflexão. Prevenção.
Abstract: This article offers an approach on violence within the school and demand examine factors that trigger violence that happen in everyday school life. This is a study with the aim of analyzing the meanings that the violence is within the School, with proposals on a reflection, to find creative solutions and effective measures for combating the violence, also seeking means of action in the prevention this phenomenon.
Key words: Violence. School. Reflection. Prevention.
INTRODUÇÃO
Este artigo nasceu da necessidade de viabilizar discussões acerca da questão da violência dentro da Escola e por assim observar, que ela se manifesta das mais variadas formas dentro do ambiente educacional, causando grandes impactos e consequências, muitas vezes, desastrosas e irreversíveis, dependendo da natureza do fato ou acontecimento.
O tema surgiu em virtude da minha apreensão em relação à violência, que alcança os muros das escolas. A partir das discussões desenvolvidas em sala de aula na disciplina de Sociologia da Educação, do primeiro semestre do curso de Pedagogia, comecei a perceber que a violência se manifesta do micro para o macro sistema, deflagrando uma verdadeira barbárie de conseqüências imprevisíveis.
Uma das propostas da disciplina era nos fazer refletir sobre os atos violentos que acontecem, diariamente,