Hiperplasia
É um procedimento cirúrgico para a fixação de uma sonda alimentar. Um orifício artificial é criado na altura do estomago (gastrostomia). Este orifício cria uma ligação direta do meio externo com o meio interno do paciente.
A cirurgia é realizada em pacientes que perderam, temporária ou definitivamente, a capacidade de deglutir os alimentos,tanto em consequência de lesões cerebrais graves ou transtornos do trato gastrointestinal superior.
Indicações:
O procedimento cirúrgico só é recomendado quando há a necessidade de alimentação por longo prazo, ao menos 3 a 10 anos , quando o paciente necessita de alimentação por curtos períodos,a alimentação naso/enteral ou naso/gástrica, é a mais recomendada.
Cuidados pré-operatórios:
Orientação ao paciente e familiar;
Antibioticoprofilaxia;
Jejum (6/8h antes do procedimento).
Cuidados pós-operatórios:
Inicio da dieta pela gastrostomia;
Volume da dieta na gastrostomia (300/500 ml);
Cuidados com a sonda;
Cuidados com a pele em volta da gastrostomia.
Ileostomia ou Jejunostomia:
Um orifício artificial é criado na altura do estômago (gastrostomia) ou na altura do jejuno (jejunostomia).É uma intervenção cirúrgica na qual se abre uma abertura artificial (estoma), mais especificamente no íleo (intestino delgado) podendo ser temporária ou permanente. Essa abertura será o local onde saíram às fezes que serão armazenadas em uma bolsa coletora. Na ileostomia, as fezes são mais liquidas, uma vez que a absorção da água durante a digestão só ocorre no intestino grosso.
Indicações:
O procedimento pode ser realizado por qualquer motivo que impeça a passagem das fezes pelo intestino grosso, sendo frequentemente realizada nos casos intratáveis de colite ulcerosa, doença de Cronh e carcinoma de cólon. Como a ileostomia drena constantemente o conteúdo liquido intestinal, a absorção de gordura e de vitamina B pode ficar comprometida.
Cuidados pré-operatórios:
_Preparo psicológico:
É fundamentalmente