Hiperplasia adrenal
Em indivíduos do sexo feminino, isso causa uma masculinização da genitália externa e aumento do clitóris. Indivíduos do sexo masculino afetados possuem genitália externa normal e o diagnóstico pode não ser feito na primeira infância. Entretanto, o excesso de hormônio, em ambos os sexos, leva a um crescimento rápido e maturação esquelética prematura.1
A HAC é um distúrbio autossômico recessivo, causado por uma mutação no gene citocromo P450c21-esteroide hidroxilase-21 provoca uma deficiência de enzimas necessárias ao funcionamento da supra-renal. Com isso, vários hormônios têm sua produção reduzida pela glândula, o que resulta num aumento da produção do hormônio adrenocorticotrópico (ACTH), que causa hiperplasia e superprodução de androgênios.1
O que é hiperplasia adrenal congênita
A hiperplasia adrenal congênita é uma desordem genética das glândulas adrenais. Normalmente as glândulas adrenais ajudam a manter o corpo em equilíbrio ao fabricar as quantidades adequadas de hormônios como cortisol, aldosterona e andrógenos. Em pessoas com hiperplasia adrenal congênita o corpo não fabrica hormônio cortisol em quantidade suficiente e também não consegue produzir aldosterona. Ao invés disso, as glândulas adrenais fabricam muitos andrógenos.
Causa da hiperplasia adrenal congênita
A hiperplasia adrenal congênita é causada por erro em um único gene. Ela é herdada, significando que passa dos pais para seus filhos.
Sintomas da hiperplasia adrenal congênita
Os sintomas da hiperplasia adrenal congênita variam de leves a sérios. Algumas pessoas com hiperplasia adrenal congênita leve podem nunca ser diagnosticadas porque seus sintomas não causam qualquer problema. Os sintomas de hiperplasia adrenal congênita leve podem incluir:
* Altura menor que a dos pais.
* Sinais prematuros de