Meus afazeres
ENZIMAS
DENISE DE JESUS CONCEIÇÃO
SALVADOR
2014
INTRODUÇÃO
Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza normalmente protéica, com atividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras, catalisando reações químicas.
Existem 2 tipos de doenças causadas pela ausência de enzimas tais como: Hiperplasia adrenal congênita e Deficiência de piruvato quinase.
DESENVOLVIMENTO
Hiperplasia adrenal congênita
Outra doença herdada, a hiperplasia adrenal congênita é a disfunção adrenal mais comum entre bebês e crianças. Essa doença resulta da deficiência da enzima que ativa as glândulas adrenais e faz com que elas produzam as quantidades adequadas de cortisol. O corpo responde estimulando as glândulas adrenais em uma tentativa de ativar a produção de cortisol. Como resultado, as glândulas adrenais incham e produzem mais cortisol, assim como hormônios que fazem o corpo reabsorver água e sódio, e outros hormônios que influenciam as características sexuais masculinas. Isso pode resultar em um excesso de hormônios masculinos.
Deficiência de piruvato quinase
Uma deficiência genética da enzima piruvato quinase faz com as células vermelhas se partam, resultando em anemia. Depois da deficiência G6PD, é a segunda deficiência de enzima mais comum que faz com as células vermelhas do sangue se partam. Diferente da deficiência G6PD, a de piruvato quinase é presente em todas as etnias. Os sintomas dessa deficiência incluem anemia, icterícia e letargia.
CONCLUSÃO
As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por