Embalagens
Devido a todo desenvolvimento econômico, industrial, comercial, e o aumento de concorrência, a embalagem que antes era vista apenas como método para proteger, estocar, manusear os produtos, hoje passa a ter um papel totalmente diferente e muito importante.
Passa a transmitir informações, identificar por meio de marcas, contendo sempre apelos sobre sustentabilidade empresarial e preservação ambiental. As embalagens são também uma importante peça no marketing, mas não deixam de ter suma importância para a logística, pois auxilia no cumprimento de tarefas da logística, como, entregar o produto certo no tempo exato, em perfeitas condições ao menor custo possível. Os mais simples e principais objetivos das embalagens na logística são:
Proteção: A embalagem primária deve proteger o produto de danos que podem ocorrem durante armazenagem, exemplo; choques, vibrações, compressão, esse danos são chamados de Físico-Mecânicos e tem grande possibilidade de acontecer no circuito de transporte e distribuição.
Conservação: A embalagem devem ser desenvolvidas para que consigam prolongar a vida útil do produto, diminuir perdas por deterioração, e ela deve controlar alguns fatores ambientais, como, humidade, intensidade da luz, e não permitir o contato de microrganismos que se encontram na atmosfera em que a embalagem esta envolta, não permitindo que se desenvolvam no produto.
Informação: A embalagem é o espaço disponível e que não deve ser desperdiçado, é onde toda informação referente ao produto se encontra: Informação de distribuição, informações de venda e informações para o próprio consumidor. Por exemplo, informações requeridas pela legislação de rotulagem alimentar, tem sempre que ser incluída na embalagem, tipo de produto, o responsável pela colocação dele no mercado, quantidade liquida, data de validade, informações sobre cuidados e armazenamento, código de barras, etc...
Uma embalagem ou um conjunto delas pode ser classificado de varias formas:
1.