Violencia escolar
Cód. - 1115253
1º Ano - 1º Semestre
Ead – Pedagogia
SOCIOLOGIA GERAL E DA EDUCAÇÃO
VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
UNIFRAN
07/05/2012
A sociedade atual que vivemos nos apresenta uma grande reflexão sobre os modos de interação que ocorre nas instituições de ensino, que estão ligadas a situações de preconceitos, onde se transformam em conflitos e violência.
A violência dentro da sociedade atual, nas grandes e pequenas cidades vem ganhando muita força e está sendo algo de grande preocupação, tanto pela parte do poder público, da sociedade e principalmente dentro das instituições de ensino. Vamos discutir e analisar a partir desses conceitos de que a escola como uma organização pode ajudar para diminuir este problema.
Sabemos que a violência não é algo recente em nosso meio, pois ela já existia nos tempos antigos, como exemplo, podemos lembrar que dentro de várias escolas a chamada “palmatória” que era o castigo físico em nome da disciplina, da moral e de como viver em sociedade, lógico que hoje quase não vemos isso, mas em muitas partes do mundo isso ainda ocorre.
Mas atualmente dentro das escolas vemos que a violência é manifestada através de exclusão e indiferença do outro, isto não é produzido individualmente, e não apenas pelos alunos. Isso ocorre pelas práticas dos valores e regras sociais que são adotadas por todo tipo de comunicação, problemas socioeconômicos, a pouca autoridade dos pais, a evolução da tv e internet, e dos jogos eletrônicos, como exemplo os videogames que são influenciadores na cabecinha das crianças, pois são violentos, mostram mortes, brigas, roubos isto as tornam agressivas, mudam de comportamento, tornando-se uma criança violenta com todos e inclusive na escola, tudo quilo que ela presencia nos jogos ela vai querer praticar, achando que é o correto. Podemos ver que dentro da escola a violência é manifestada pelas