VIOLÊNCIA ESCOLAR
Autor: Joilson Pereira Dos Santos
Profº orientadora: Edileuza Saturnino Da Costa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (HID0223) – TRABALHO DE GRADUAÇÃO
08/06/2014
Resumo
Quando falamos em violência estamos nos referindo aquele comportamento existente entre os homens que envolvem formas de agressão premeditada, e por vezes mortal, de um indivíduo ou grupo contra seus semelhantes. As atitudes de violência geram insegurança no meio comunitário, considerando que os furtos, roubos, tráficos e consumo de drogas tem se aumentado, assim também como as agressões física, verbais e psicológicas.
Palavras Chaves: Educação, Delinquência e violência.
1.0 INTRODUÇÃO:
Para todas as camadas da população, a escola pretende ser a continuidade do processo de socialização iniciado na família. Nesse sentido, nem sempre os valores, as expectativas e as práticas que envolvem o processo educativo correspondem ao que os pais buscam ao matricularem seus filhos na escola, mas na maioria das escolas brasileiras a violência se faz presente, contrariando as expectativas dos pais para com a educação dos filhos. O trabalho seguinte relata sobre questões voltadas para a violência escolar, onde fatores que dificultam o processo de ensino aprendizagem são abordados, buscando melhorar o conhecimento em relação à violência, fator que envolve todos os seguimentos da sociedade. Atualmente, professores, pais, alunos e comunidade estão muito preocupados com a violência gerada nas escolas de alfabetização, que é uma realidade inegável. Os comportamentos agressivos nas series iniciais, afetam as metas de melhoria da qualidade do ensino.
Com as ocorrências de atos violentos nas series iniciais, faz com que as crianças não consigam prestar atenção nos estudos e consequentemente, perdem o interesse nas atividades oferecidas, causando uma deficiência no aprendizado.
Nas salas de aula de Educação infantil, têm ocorrido atos agressivos, nos