Max Weber
Grupo:
O ponto central da sociologia de Weber é a ação social.
O significado de ação se encontra em suas consequências. Ação social é todo comportamento cuja origem depende da reação ou expectativa de outras partes envolvidas. É o sujeito que, por meio de valores sociais e sua motivação, produz o sentido de ação social. O significado da ação não se encontra em seu resultado ou consequência, mas no desenrolar da própria conduta. O que dá sentido à ação é sua fidelidade aos valores que a guiaram.
Os tipos puros de ação e de ação social
Weber dividiu as ações sociais em quatro grupos:
1. Ações racional com relação a fins
2. Ações racional com relação a valores
3. Ações Afetivas
4. Ações Tradicionais
1. Ações racionais com relações a fins
• Ação de um indivíduo é considerada racional com relação a fins se para atingir seu objetivo previamente definido, ele utiliza meios claramente combinados e analisados pelo seu ponto de vista.
• Quando interferências perturbadoras de tradições são menores, o desvio do modelo racional também será menor.
2. Ações racionais com relação a valores
As ações racionais com relação a valores não são guiadas pelos efeitos que sua conduta pode acarretar, assim, existe certa irracionalidade, já que o agente não tem interesse pelo aspecto da racionalidade com a mesma paixão com que exige o respeito aos seus valores.
A irracionalidade será maior quanto maior for o absolutismo do valor da inspiração de sua ação.
3. Ações Afetivas
Ações do tipo afetiva e tradicional não tem motivação racional
Diz-se que o sujeito age de modo afetivo quando sua ação é inspirada em emoções imediatas sem consideração de meios ou fins para atingir.
Este tipo de ação alcança objetivos não pretendidos, desastrosos (exemplo: magoar alguém) ou produzir uma obra de arte, já que o individuo não se importa com os resultados de sua conduta.
Ações racionais em relação a valores x Ações Afetivas
A ação