A educação infantil
A educação infantil tem um papel fundamental na formação do indivíduo, e reflete em uma melhora significativa no aprendizado da criança. É na Educação Infantil que terão o primeiro contato com o mundo desconhecido, onde irão conhecer e aprender a respeitar regras, identificar o que é certo e errado, perceberão seus limites, e o direito dos outros. Por isso a importância de se trabalhar com o lúdico em sala de aula, serão muitas as descobertas nesse período, e as brincadeiras, os jogos, música, histórias criativas fazem com que a criança aprenda de forma divertida e sem traumas.
Entende-se que educar ludicamente não é jogar lições empacotadas para o educando consumir passivamente. Educar é um ato consciente e planejado, é tornar o indivíduo consciente, engajado e feliz no mundo. É seduzir os seres humanos para o prazer de conhecer. É resgatar o verdadeiro sentido da palavra "escola", local de alegria, prazer intelectual, satisfação e desenvolvimento (DALLABONA; MENDES, 2004, p. 110).
Na Educação Infantil o lúdico é essencial para a criança, já que o mesmo proporciona um ambiente agradável e prazeroso, através desse recurso é possível proporcionar a esses educandos uma aprendizagem espontânea e natural. Para Santos e Cruz (1997, p. 12)
[...] O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
A criança não pode, e não deve ser podada totalmente de uma hora para outra, é preciso que ela perceba a necessidade de estar no ambiente escolar e a importância que isso terá em sua vida.
A forma em que o educador-gestor trabalhar com a educação infantil estará marcada na vida dessas crianças, o professor para eles é um ponto de referencia, é como se fossemos a segunda família, a pessoa que ele confia depois de seus