Introdução a sociologia
A sociologia nasceu para explicar e entender as transformações que ocorreram no mundo ocidental no final do século XVIII e no inicio do século XIX, foi assim que criaram a base da sociologia. Ela nos ajuda a entender as questões do cotidiano. Uma das preocupações deste estudo é formar pessoas autônomas que se transformem em pessoas independentes, formando seu próprio pensamento dos fatos.
No Brasil ela está muito conhecida, pois se encontra presente em todo o território nacional de institutos de pesquisa social, os sociólogos atuam também em muitos órgãos públicos, por isso a sociologia está presente no dia-a-dia do país.
Além disto, a sociologia mostra as pessoas o que realmente existe no mundo, mostra os problemas, mostra quem causa os problemas, ajuda a nos livrarmos da ignorância, porém existem problemas que não podem ser mostrados para as pessoas, porque tem pessoas muito poderosas e com muita influencia que não gostam de serem mostradas, então para que estas pessoas não saiam impune a sociologia ensina as pessoas a desenvolver o seu próprio pensamento, os ensina a ter a capacidade de pensar por si mesmos. Assim uma pessoa quando está olhando alguma coisa, já está analisando a e entendendo o motivo desta coisa, o que ela tem como influência, pra que serve e qual o pensamento que tiveram para criá-la. Assim Fazendo com que todas as pessoas tenham a capacidade de pensar e reconhecer a si mesmos, reconhecer o mundo onde vivem, reconhecer os problemas enfrentados no mundo em que habitam e etc.
Com tudo isto, o estudo da sociologia é muito importante, como o exemplo citado em uma revista de sociologia criada em 2007, que dizia assim: “Dar peixes ou ensinar a pescar?”
A pergunta está dizendo o mesmo sobre falar o que está