introduçao a sociologia
A sociologia é a ciência da sociedade, sendo que a sociedade se constitui em um sistema de modos institucionalizados de conduta, ou seja, refere-se a modalidades de crenças e comportamentos socialmente produzidos e reproduzidos.
Sociologia é a ciência que estuda os indivíduos organizados em sociedade. O objeto da sociologia são as relações sociais, as transformações pelas quais passam essas relações, como também as estruturas, instituições e costumes que têm origem nelas. O enfoque sociológico das relações entre os indivíduos distingue-se da abordagem biológica, psicológica, econômica e política dessas relações, ainda que dialogue intensamente com todas essas áreas.
A sociologia tem como objetivo principal tornar as compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas, buscando entender as transformações provocadas pelos processos sociais tanto na cultura quanto na estrutura social.
As ciências sociais constituem-se a partir de uma forquilha bi-partida: a teoria e o método. A teoria ocupa-se dos princípios, conceitos e generalizações; o método proporciona os instrumentos necessários para a pesquisa científica dos fenômenos sociais.
UMA BREVÍSSIMA INTRODUÇÃO AO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado; a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e se dispersando. Os sociólogos não somente esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver um “antídoto” para a desintegração social.
A Era das Revoluções
"O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no