Todos
• Uma base nitrogenada é composta por uma cadeia restrita de carbonos contendo nitrogênio;
• Uma pentose;
• Um fosfato, íon do ácido fosfórico.
O fosfato e a base nitrogenada se unem ao açúcar com intuito de formar o nucleotídeo.
Os tipos de maior importância de bases nitrogenadas existentes são: adenina, guanina, citosina, timina e uracila, a primeira e a segunda detêm o dobro de anel de átomos de carbono que são formados de uma substância denominada purina, essas são chamadas de bases purínicas ou púricas, o restante é formado com somente um anel de carbono, com o nome de pirimidina, e são denominadas bases pirimidínicas.
As pentoses são de dois tipos: ribose e desoxirribose. Por ter somente desoxirribose na cadeia o DNA recebe esse nome, já o RNA possui apenas ribose.
Os polinucleotídeos são formados por longos filamentos, pois os nucleotídeos ficam constantemente juntos, isso nos ácidos nucléicos, a ligação é realizada do contato do fosfato de uma unidade e a pentose da unidade vizinha. Com a base nitrogenada ligada à pentose a cadeia apresenta seqüências alternadas de fosfatos e pentoses.
SUPERELICOIDIZAÇÃO & NÚMERO DE LIGAÇÕES
Além da estrutura secundária da dupla hélice, o DNA assume uma conformação tridimensional denominada supertorcida, superenrolada ou super hélice. Essa estrutura é definida como o enrolamento da dupla hélice sobre si mesma. A superelicoidização altera acentuadamente a forma geral do DNA. Uma molécula de DNA superelicoidizada é mais compacta que uma molécula de DNA relaxada do mesmo comprimento. As estruturas de DNA superenroladas são estudadas em um ramo da Matemática denominado topologia. Uma propriedade topológica importante da molécula circular é o seu número de ligação que é igual ao número de vezes que um filamento de DNA gira para a direita ao