vigotsky
Até os 15 anos de idade estudou em casa com a ajuda de professores particulares. Demonstrou grande interesse e aplicação pelos estudos. Gostava de assuntos relacionados a artes em geral e literatura. Frequentava a biblioteca de sua casa e a pública sempre e estudava sozinho ou com amigos.
Aos 17 anos completou o secundário. De 1914 a 1917 estudou Direito e Literatura na Universidade de Moscou. Nesse mesmo tempo cursou História e Filosofia na Universidade Popular Shanyavskii.
Iniciou sua carreira aos 21 anos. No período de 1917 a 1923 escreveu críticas literárias, lecionou e proferiu palestras relacionadas a literatura. O interesse de Vygotsky pela psicologia começou a surgir no trabalho de formação de professores sobre os problemas de crianças com deficiências congênitas. Ele foi estimulado então a encontrar alternativas que ajudassem no desenvolvimento dessas crianças portadoras de deficiências.
A partir de 1924 começou a se dedicar fortemente a psicologia. Realizou uma palestra em um importante congresso de Psicologia e fez uma exposição propondo ideias revolucionárias sobre o estudo do comportamento do consciente humano. Mudou-se para Moscou para trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou. Começou a pesquisar sobre deficientes físicos e mentais, cujo trabalho resultou em Problemas da Educação de Crianças cegas, surdo-mudas e retardadas onde apresentava suas reflexões sobre o assunto.
Vygotsky morreu em 1924 vítima de tuberculose. Mesmo convivendo com a doença por quatorze anos e das frequentes hospitalizações, seu ritmo de produção manteve se muito forte. Continuou lendo, lecionando, pesquisando, desenvolvendo