VIGOTSKI
EXCERTOS – CAPÍTULO III
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
1. ALGUNS DADOS BIOGRÁFICOS DE VYGOTSKY
Os autores consultados para apresentar alguns dados da vida de Vygotsky foram os seguintes: Shuare (1990), Oliveira (1995 a), Van Der Veer & Valsiner (1996) e Vigotski (1996).
Lev Semynovitch Vygotsky teve uma vida muito breve, mas uma produção teórica fenomenal. Escreveu 180 trabalhos, dos quais somente 135 foram publicados. Psicólogos, educadores, lingüistas, filósofos e outros representantes das ciências humanas recorrem hoje aos conhecimentos por ele produzidos.
Vygotsky nasceu em 5 de novembro de 1896, em Orsha, uma pequena cidade perto de Minsk, capital da Bielo-Rússica, na ex-União Soviética. Mudou-se para Gomel, onde ele passou sua infância e juventude e iniciou seus trabalhos intelectuais. Com a colaboração dos pais, aprendeu várias línguas, inclusive alemão. Era judeu e, desde muito cedo, reunia-se para estudar e discutir sobre a história dos judeus e problemas de filosofia. Era leitor no campo da Lingüística, Ciências Sociais, Psicologia, Artes e Filosofia.
Em 1917, formou-se em Direito, na Universidade de Moscou, tendo, posteriormente, concluído o curso de Medicina. Lecionou Literatura e Psicologia numa escola de Gomeu. Recebeu influências das idéias de seu primo David, o qual era alguns anos mais velho e dividia com ele o interesse pela semiologia, problemas lingüísticos, poesia e teatro.
Entre 1919 e 1920, Vygotsky contraiu tuberculose e viveu com essa doença, durante 14 anos. Em 1924, casou-se com Rosa Smekhova. Em 1925, escreveu o livro Psicologia da Arte (publicado na Rússia em 1965) e começou a organizar o Laboratório de Psicologia para Crianças Deficientes.