Vigotski
1-
Vigotski foi um dos teóricos que buscou uma alternativa dentro do materialismo dialético para o conflito entre as concepções idealista e mecanicista da Psicologia. Ao lado de Luria de Leontiev, construiu propostas teóricas inovados sobre temas como a relação pensamento e linguagem, a natureza do processo de desenvolvimento da criança e o papel da instrução no desenvolvimento. Foi ignorado no Ocidente e mesmo na ex União Soviética suas obras foram suspensas entre 1936 e 1956. Um pressuposto básico na obra de Vigotski, é que as origens das formas superiores de comportamento consciente – pensamento, memória, atenção voluntaria, etc. - formas que diferenciam o homem mantém. Mas ele não via o homem como um ser passivo, conseqüência dessas relações. Entendia o homem como ser ativo, que age sobre o mundo, sempre em relações sociais, e transforma essas ações para que constituam o funcionamento de um plano interno.
2-
O Aspecto instrumental diz a respeito à natureza, mediadora das funções psicológicas complexas. Nós não somente respondemos aos estímulos apresentados no ambiente, mas também o alteramos e usamos suas modificações como instrumento do nosso comportamento.
3-
Para Vigotski, as funções psicológicas emergem e se consolidam no plano da ação entre pessoas e tornam-se internalizadas, isto é, transformam-se para constituir o funcionamento interno. O plano interno não é a reprodução do plano externo, pois ocorrem transformações ao longo do processo de internalização. Do plano interpsiquico, as ações passam para o plano intrapsiquico. Vigotski considera as relações sociais como construtivas das funções psicológicas do homem. Essa visão dele deu a sua teoria o caráter interacionista.
O Aspecto Cultural dessa teoria refere-se aos meios socialmente estruturados através dos quais a sociedade organiza os tipos de tarefa que a criança enfrenta e os tipos de instrumento (mentais e físicos) de que ela dispõe para dominar