Segundo reinado no brasil
História
Trabalho de História
O 2º Reinado no Brasil
Florianópolis
2014
História – 232
Trabalho de História
O 2º Reinado no Brasil
Trabalho para o estudo do 2º reinado do Brasil com o pedido pelo professor de história.
Aluno: Fabiano de Oliveira Silva
Florianópolis
2014
O 2º Reinado no Brasil
D.Pedro II foi o imperador do Brasil durante o Segundo Reinado, o segundo reinado teve início em 23 de julho de 1840, com a mudança na constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 14 anos, desde então apto para assumir o governo. O 2º Reinado terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.
A política no Segundo Reinado foi marcada pela disputa entre o Partido Liberal e o Conservador. Esses dois partidos defendiam quase os mesmos interesses, porque eram elitistas. Neste período o imperador escolhia o presidente do conselho de ministros entre os integrantes do partido que possuía maioria na Assembleia Geral. Nas eleições eram comuns às fraudes, compras de votos e até violência para garantir a eleição. Quando assumiu o império a Revolução Farroupilha estava em pleno desenvolvimento. Havia uma grande possibilidade de a região sul conseguir a independência do restante do país. Para evitar o sucesso da revolução, D.Pedro II nomeou o barão de Caxias como chefe do exército. Caxias utilizou a diplomacia para negociar o fim da revolta com os líderes. Em 1845, obteve sucesso através do Tratado de Poncho Verde e conseguiu colocar um fim na Revolução Farroupilha.
Após a revolução farroupilha ouve a revolução praieira, foi uma revolta liberal e federalista que ocorreu na província de Pernambuco, entre os anos de 1848 e 1850. Dentre as várias revoltas ocorridas durante o Brasil, esta foi à última. Ganhou o nome de praieira, porque a sede do jornal dirigido pelos liberais revoltosos chamados