Brasil no segundo reinado
O tema da pesquisa apresenta fatos relativos a acontecimentos políticos econômicos e culturais durante o Segundo Reinado. Desde pelo menos o início do século XIX, o vale do Paraíba se viu ocupado por enormes fazendas cafeeiras: até 1870, essa região foi a principal fonte do café exportado pelo Brasil. Entretanto, a partir da metade do século XIX, muitos fazendeiros procuraram novas áreas de cultivo no centro-oeste de São Paulo, e levas de imigrantes estrangeiros vieram para o Brasil em busca da posse da terra e melhores condições de vida. Bons estudos.
1- Examine os mapas abaixo e a seguir, responda ás questões propostas.
[pic][pic]
a) De acordo com o mapa (1), em que direção se deu a expansão cafeeira e em que períodos ela ocorreu?
b) Examinando os mapas (1) e (2), que relações você pode estabelecer entre café e ferrovias?
c) Compare o papel desempenhado pelas estradas de terra, por onde circulavam tropeiros e seus comboios, e pelas ferrovias, em relação à interligação de produtos e regiões no século XIX. A que conclusões você chegou?
2-Tanto nos Estados Unidos como no Brasil, a política rural estava ligada a uma certa concepção de trabalho. Mas, enquanto a Lei Brasileira de 1850 dificultava a obtenção de terra pelo trabalhador livre, o Homestead Act de 1862, nos estados Unidos, doava terra a todos os que desejassem nela se instalar.
Adaptado de Emília Viotti da Costa, Da Monarquia à República, Brasiliense, 1985.
a) Compare as políticas de acesso à terra nos Estados Unidos e no Brasil na segunda metade do século XIX, mostrando no que diferem.
b) Qual o impacto dessas políticas para o desenvolvimento agrícola e industrial no Brasil e nos Estados Unidos?
3- Leia o poema abaixo e, a seguir, responda: "Itália, bela, mostre-se gentil e os filhos seus não a abandonarão, senão, vão todos para o Brasil, e não se lembrarão de