Quimica organica
Em 1828, o cientista alemão Wöhler conseguiu produzir a ureia a partir do cianato de amônio, composto inorgânico. A ureia era obtida a partir da urina, onde ela existe devido à degradação de proteínas no organismo. A partir desta observação, define-se química orgânica como sendo a parte da química que estuda os compostos do elemento químico carbono. Existem substâncias como o CO, CO2, H2CO3 e demais carbonatos, HCN e demais cianetos, que são considerados compostos de transição. Alguns elementos formam, praticamente, todos os compostos orgânicos, tais elementos são chamados de organógenos e, são constituídos pelos elementos C, H, O e N.
Em 1858 August Kekulé estudou o carbono e enunciou uma teoria que se resume a: O carbono é tetravalente
Observando o carbono no estado normal concluiríamos que ele só teria condições de efetuar apenas duas ligações covalentes, pois possui somente dois elétrons desemparelhados. Apesar disso, em todos os seus compostos o carbono realiza quatro ligações. Para justificar este fato surgiu a teoria da hibridização. O carbono pode sofrer três tipos de hibridizações:
SP , SP2 e SP 3
FUNÇÕES ORGÂNICAS
É o conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. Essa semelhança é identificada nas fórmulas através de um grupo funcional. > Grupo funcional: É um átomo ou grupo de átomos que é comum a todos os compostos da mesma função
> Possuem moléculas praticamente apolares, que se mantêm unidas por forças de Van Der Waals. > Possuem baixos pontos de fusão e de ebulição, comparados com os compostos polares. Nas condições ambientes são: - gases: com 1 a 4 átomos de carbonos -líquidos: com 5 a 17 átomos de carbonos - sólidos: com mais de 17 átomos de carbonos
FUNÇÃO HIDROCARBONETO São compostos constituídos apenas átomos de carbono e hidrogênio. por São hidrocarbonetos que possuem um ou mais grupo benzênico. Ex. Benzeno e Naftaleno.
Os hidrocarbonetos apresentam as seguintes