Vida publica e privada
Vida pública é a vida que nós levamos na esfera pública, ou seja, com outras pessoas. Por exemplo na escola, no shopping, na rua. É a imagem que mais conta no momento das pessoas te julgarem. A vida pública interfere diretamente na vida privada. Vida publica é quando seus atos interferem na vida de outras pessoas, seu modo de pensar e agir acabam de alguma forma interferindo na vida de outros cidadãos. No caso de politicos que trabalham para o povo, sua vida publica é mais conhecida pois os eleitores querem saber o seu modo de pensar e ver as coisas. No caso de um papa, sua vida publica acaba interferindo na vida de muitos fieis, que se espelham no seu modo de viver e pensar. No caso de um cantor, os fãs, que o seguem, querem estar por dentro dos atos dele, e o cotiano, como no caso de jogadores de futebol, o que entra na invasão de privacidade, que será falado mais adiante.
Vida privada: o que é?
O conceito de vida privada envolve todos os relacionamentos da pessoa, inclusive os objetivos, tais como as relaçõess comerciais, de trabalho, de estudo, financeiras e outras. É o que é de trato íntimo e particular e não precisa nem deve ser exposto em locais onde há vida pública, há não ser que a pessoa queira revelar. As questões e atividades da vida publica, como arranjar um emprego, não pode entrar e serem afetadas por fatos da vida privada, como a opção sexual, por exemplo.
Vida pública e privada: como era na época da Grécia.
A vida pública antigamente na Grécia era apenas de parte política, pois ninguém se interessava na vida particular de alguém, ou seja, cada um podia fazer o que quisesse em sua vida, algo bom ou não e desde que ninguém visse ele não seria julgado e nem questionado. Naquela época também qualquer tipo de gestos relacionados a vida particular de alguém era considerado algo ruim,