País mudo não muda
Como seria mais eficaz o controle realizado pela população?
Por onde devemos começar?
Como os políticos deveriam prestar contas do dinheiro público?
A corrupção é um fenômeno social, político e econômico que afeta o mundo inteiro. A pratica dela é o desvio de qualquer recurso por um funcionário público e prejudica o desenvolvimento do país e as instituições democráticas, principalmente nos países em desenvolvimento (emergentes)
O desinteresse da população pela política, no caso principalmente, a população brasileira ajuda no fortalecimento da corrupção no país, sem contar as leis permissivas aqui existentes que até incentivam a prática já que suas penalidades são leves e devido também a demora da justiça brasileira em julgar os processos, então, acabam caindo na impunidade. Grande agravante no assunto é também o número excessivo de cargos comissionados, que seria “os cargos de confiança” para ocupar um cargo público cedido pelos vereadores, deputados etc. o problema é que existem cerca de 20 mil cargos deste tipo aqui no Brasil, um número absurdo comparado a Alemanha ou frança que só existem 500 cargos da mesma. A falta de transparência da política quanto onde é investido o dinheiro público é um fator muito relevante no assunto corrupção no Brasil já que não vemos mudanças essenciais tendo como base por exemplo as condições de nossas escolas e hospitais.
A mudanças das leis permissivas, a participação mais ativa do povo quanto a política exigindo mais transparencia quanto ao governo, nossos representantes e nosso dinheiro, a btenção moderada dos cargos comissionados, a evolução de justiça, exigir nossos direitos como cidadãos em acompanhar onde é investido os impostos carissimos que pagamos, já seria um grande caminho andado na luta contra a corrupção no país. A mudança deve começar na cabeça de cada cidadão, escolhendo adequadamente quem nos representará no plenado antes de ir as urnas e dar valor a nossa voz quanto a uma