trabalho ce
1. Em grupos, leiam as letras das músicas, destacando em cada uma delas: a) dois pressupostos Pai, afasta de mim esse cálice: Está suplicando para libertar o povo da opressão.
De muito gorda a porca já não anda: Sistema Ditador, de tão corrupto e ineficiente já não funciona.
b) dois subentendidos
Tragar a dor: Imposição de ter que aguentar a dor e aceita-la como algo banal e corriqueiro.
Engolir a labuta: Ter que aceitar uma condição de trabalho subumano de modo natural e passivo.
Expliquem o que querem dizer.
2. Vocês consideram a música de Geraldo Vandré um protesto em relação ao regime da época? Justifiquem. Retirem versos para comprovar sua argumentação.
Sim, pois essa musica foi considerada um hino contra a ditadura. Vem vamos embora que esperar não é saber.Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Esse trecho contesta sobre aqueles que sofria o momento e preferiam ficar em silêncio ao invés de tentar alcançar a mudança junto aos estudantes e os demais. Não se muda um país parado.
3. Qual o sentido da palavra “Cálice” na letra de Chico Buarque de Hollanda? Por que o autor pede com insistência esse “Cálice”? Cálice é apenas um grito contra a repressão da ditadura e à censura às idéias contrárias ao governo totalitário. Cálice é um trocadilho com "cale-se". O que Chico pede é que se afaste dele o "cale-se", ou seja: que se permita que cada um fale o que bem entender, que critique a quem quiser criticar.
4. Interpretem a 3ª estrofe da música “Cálice”. A que silêncio o autor se refere? . Refere o silencio preso na garganta , porque não tinha na época a liberdade de expressão,pois a Ditadura censurava e utilizava da força bruta. 5. Justifiquem o título da música: “Apesar de você” de Chico Buarque. Apesar de você é uma censura da ditadura militar brasileira, uma forma de expressão contra o governo. Onde é dito o medo das pessoas que eram submissas a ditadura. Apesar de você , Senhor Presidente, tudo