Trabalho de CE Arthur Almeida
Departamento de eletrônica
Trabalho de Circuitos Elétricos
Professora: Thaísa
Aluno Arthur Almeida Vieira
Turma: Eletrônica 1b
Trabalho de segurança
Belo Horizonte
2015
Introdução
Neste trabalho entenderemos os riscos de uma corrente elétrica para com a saúde humana, e uma vez que o nosso curso se baseia no uso da eletricidade para alimentar circuitos e sistemas elétricos estamos correndo risco constante, portanto conhecendo tamanhos riscos aprenderemos as medidas de segurança necessárias para se trabalhar com corrente elétrica mantendo nossa devida integridade física.
Os níveis de corrente elétrica e seus efeitos no corpo humano
A corrente elétrica é um fenômeno que pode levar um ser humano à morte. Quando se estabelece uma diferença de potencial entre dois pontos do corpo humano, flui uma corrente elétrica entre esses pontos e a intensidade dessa corrente depende da diferença de potencial e da resistência elétrica entre os pontos sobre o qual se aplica a voltagem, por exemplo: a resistência elétrica entre as orelhas é aproximadamente igual a 100 Ω .
A sensação de choque elétrico surge com correntes elétricas de intensidades superiores a 1 mA. Com correntes superiores a 10 mA os músculos se contraem, o que dificulta, por exemplo, o pulo (salto). Correntes próximas de 20 mA tornam difícil a respiração, podendo cessar com correntes que chegam a 80 mA. As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 e 200 mA. Próximo dos 100 mA as paredes do coração executam movimentos descontrolados, isso é chamado de fibrilação. As correntes que chegam a ultrapassar os 200 mA não são tão perigosas quanto as de 100 mA, pois as contrações musculares do coração são tão violentas que o coração fica paralisado, fato esse que acaba aumentando a