mulheres n omercado ce trabalho
Uns dos Segmentos com mais procura de empregados, é a área do comércio, onde gera mais empregos e renda no país. No Comércio temos o ramos de Varejo, Atacado e automóveis e motocicletas.
O varejo é o principal segmento do comércio do Estado, com 47% de sua margem de comercialização.
O comércio de São Paulo representa cerca de um terço do comércio brasileiro. Em 2009, esse setor paulista teve uma receita bruta de US$ 282 bilhões, congregando cerca de 28% dos estabelecimentos e 30% do pessoal ocupado no país. O varejo é o principal segmento do comércio do Estado, com 47% de sua margem de comercialização. Em seguida vêm o atacado (42%) e o grupo que agrega o comércio de veículos, peças e motocicletas (11%).
Com cerca de 438 mil estabelecimentos em 2009, o setor comercial empregou 2,7 milhões de pessoas, que receberam US$ 17,6 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações. O comércio varejista é o maior empregador, com 71% das pessoas ocupadas.
No varejo, o principal segmento é o de comércio de outros produtos em lojas especializadas, que agrega 48% de seus estabelecimentos comerciais e 43% do pessoal ocupado. Estão aí computadas atividades como o comércio varejista de produtos farmacêuticos, de eletrodomésticos, de equipamentos de informática e comunicação, de móveis e de material de construção.
O ramo de supermercados e hipermercados, com 1% dos estabelecimentos do comércio, participa com 11% do pessoal ocupado, 10% da margem de comercialização e 11% dos salários e retiradas do setor comercial.
O comércio atacadista, com mais de 56 mil estabelecimentos no Estado, respondeu por 42% da margem de comercialização em 2009. Com aproximadamente 39% desse total, o principal segmento é o de equipamentos e artigos de uso pessoal e doméstico. O comércio de veículos, peças e motocicletas participou com 11% da margem de comercialização e 10% do pessoal ocupado
Fonte: