Relatorio Hidraulica- remanso
Faculdade de Tecnologia - FT
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Disciplina: Hidráulica Experimental
Professora: Franscisca Dariana
Experimento 09:
REMANSO
01 de Julho de 2013
Turma E
Camila Ribeiro Matrícula: 10/0095755
Camila Yarla Matrícula: 10/0095828
Luana Silva Santos Matrícula: 10/0015735
I. Resumo Teórico
Um escoamento é dito permanente quando seus parâmetros característicos permanecem inalterados em uma seção qualquer durante um espaço de tempo relativamente longo. Esse tipo de escoamento pode ainda ser subdividido em uniforme ou variado. É uniforme quando os parâmetros característicos não se alteram entre seções próximas. Já o variado pode se apresentar como gradualmente variado ou rapidamente variado. O primeiro caso acontece em canais prismáticos, a montante de vertedores, enquanto que o rapidamente variado em ressaltos hidráulicos quando o escoamento passa de supercrítico para subcrítico em poucos metros (Figura 1) (COUTO, 2012).
Figura 01 – Tipos de escoamento: uniforme, variado e permanente.
Fonte: www.dec.feis.unesp.br/liliane/hidraulicaII_aula9.ppt
Os escoamentos gradualmente variados são característicos de rios com barramento e nas proximidades de vertedores. Como já mencionado, há uma variação gradual ao longo do eixo longitudinal do canal de parâmetros como velocidade e área de escoamento, sem, contudo haver variação na vazão (VASCONCELOS, 2007).
Por ter uma fraca declividade, o escoamento gradualmente variado quando sofre um barramento provoca uma sobrelevação do nível d’água que pode ser sentida a quilômetros de distância a montante. A essa nova linha onde a água se encontra é chamada de curva de remanso. Assim, o remanso é dado como a diferença da altura d’água em uma seção qualquer de um escoamento variado (y) e a altura d’água no escoamento uniforme (yo) (NETTO, 1957).
As seguintes hipóteses simplificadoras são fundamentais para