memórias de infancia
INTRODUÇÃO 3
A INFÂNCIA, EXPERIÊNCIAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 4
EXPECTATIVAS QUANTO AO FUTURO APÓS O SEGUNDO GRAU 7
EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA, O QUE PENSO E O QUE SÃO 9
1 INTRODUÇÃO
O título parece ser um pouco “egocêntrico”, mas é exatamente o que o trabalho irá mostrar e também as idéias que este quem vos escreve tinha antes de enfrentar um curso de pedagogia e as que tem agora, sobre pedagogia e educação. Algumas passagens foram conseguidas com depoimentos de minha adorada mãe, pois muito tempo se passou e para falar sobre as memórias da minha infância no que se trata de aprendizagem, só com a ajuda dela, pois há detalhes que minha memória deixa escapar.
2 A infância, experiências e dificuldades de aprendizagem
Estudar é um sonho que milhões de brasileiros ainda não conseguiram realizar. Infelizmente, nossa educação ainda é muito precária e há lugares onde escolas caem aos pedaços. Estudei meu ensino primário (Que na época era dividido em séries) da primeira à quarta série em escolas particulares e tenho certeza que isso me deu uma boa base para poder escrever e ler sem muita dificuldade. Comecemos então, a “retrospectiva”.
Morávamos em Brasília e minha vida escolar iniciou-se lá. Onde lembro que fui a escola pela primeira vez. Nunca esquecerei da gritaria e do escândalo que armei para não permanecer naquele local onde eu não sabia o que aconteceria e o que fariam comigo. O colégio ficava na Asa Norte, bem próximo ao apartamento onde morávamos.
Minha mãe conta que de lá do apartamento dava para ouvir os gritos histéricos do filho dela (Eu). Mas é bom lembrar que algumas crianças fazem este tipo de drama para não enfrentarem a escola. É uma característica psicológica nossa, como humanos, “temer o desconhecido”. Quando se é deixado em um local onde você não tem a menor idéia do que