RELATORIO DE DRENAGEM
JOÃO LUCAS MENDES FERREIRA GUARIGLIA
MARCO ANTONIO NUNES DE MELO
THARLY’S DE CASTRO ALVES NEVES
RELATÓRIO DE HIDRÁULICA
Uberaba/MG
2013
JOÃO LUCAS MENDES FERREIRA GUARIGLIA
MARCO ANTONIO NUNES DE MELO
THARLY’S DE CASTRO ALVES NEVES
RELATÓRIO DE HIDRÁULICA
Relatório de aula pratica apresentado à Universidade de Uberaba, como parte da avaliação continuada da disciplina de Hidráulica, cursada no segundo semestre do ano de 2013 do curso de Engenharia Civil.
Professor: Leonardo Corrêa
Uberaba/MG
2013
1. INTRODUÇÃO
Um plano de drenagem é um processo decisório a respeito dos problemas de uma bacia, podendo orientar ações, apartir das informações suficientes e confiáveis e nas melhores tecnologias disponíveis para enfrentar vários tipos de problemas.
Drenagem é o ato de escoar as águas de terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos sendo possível recorrer a motores como apoio ao escoamento.
Os canais de escoamento podem ser naturais (rios ou córregos) ou artificiais de concreto simples ou armado. Os sistemas de drenagem, que compreendem além dos condutos fechados e dos condutos livres podem ser urbanos e/ou rurais e visam escoar as águas de chuvas e evitar enchentes.
Os sistemas de drenagem são classificados de acordo com suas dimensões, em sistemas de microdrenagem, também denominados de sistemas iniciais de drenagem, que é o sistema responsável pela coleta e escoamento da água da superfície; e de macrodrenagem que corresponde a soma de todos os sistemas de microdrenagem além das grandes galerias, canais e rios.
Um sistema de drenagem é composto de uma série de unidades e dispositivos, portanto, tratamos das galerias que são condutos destinados ao transporte das águas captadas nas bocas coletoras até os pontos de lançamento, tendo em vista serem