Tratamento Biológico de Resíduos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
TRATAMENTO BIOLÓGICO DE RESÍDUOS
Nome: Rodrigo de Pinho Franco
Professor: Charles Henrique Lemos Soares
Florianópolis
2014
INTRODUÇÃO
O tratamento biológico de resíduos nada mais é que o conjunto de cuidados feitos para que o impacto negativo causado por tais resíduos não afetem a saúde humana. Tem-se como definição que resíduos são todos aqueles materiais (líquidos ou sólidos) os quais não têm mais aproveitamento. Tais resíduos se classificam em perigosos, não-inertes e inertes, também tem a classificação de resíduos orgânicos e inorgânicos. O objetivo principal é trabalhar com o conceito de tratamento de tais resíduos, primeiramente no reaproveitamento de óleos e gorduras para a produção de biodiesel e também, sem desprezar sua importância, o uso de composteiras.
A ANVISA e o CONAMA, nas resoluções 306/2004 e 358/2005, respectivamente, trabalham muito com essa ideia toda de tratamento de resíduo, são resoluções cujo intuito é organizar e mostrar as melhores maneiras de tratá-los sem agredir a saúde humana e do meio ambiente.
Temos o biodiesel como um exemplo de tratamento de resíduos, pois é um combustível biodegradado derivado de óleos vegetais e gorduras animais. Em uma visão superficial sua matéria prima é reagida, estimulada por catalisadores, quimicamente com alcoóis e gera o biodiesel de fato.
As composteiras trabalham com organismos vivos, mais especificamente com populações microbianas. Têm como principal finalidade a aceleração da decomposição de matérias orgânicas, gerando como produto um material limpo sem riscos de alterar as características do meio para onde pode ser destinada a matéria orgânica. O produto normalmente é utilizado como adubos e fertilizantes.
BIODIESEL
Primeiramente um breve relato histórico sobre o biodiesel. Rudolf Diesel foi o grande inventor dos motores os quais recebem o seu nome, já nessa época ele comprovou que seu motor funcionaria, e com rendimento