Resenha Crítica
*Publicidade x Bebidas Alcoólicas x Jovens
Foram feitos vários tipos de pesquisas em relação ao impacto da publicidade de bebidas alcoólicas sobre o consumo entre jovens, destacaram-se mais três delas.
O estudo descritivo, preocupado em analisar a frequência e o conteúdo anúncios publicitário de bebidas alcoólicas apontou os jovens entre eles muitos adolescentes, e as minorias étnicas como segmentos sociais mais frequentes expostos à publicidade em relação ao álcool.
Nos estudos de consumidores têm introduzindo novas tecnologias para medir a influência da exposição de álcool sobre seu consumo, tendo divulgado evidentes convincentes de sua interferência sobre o comportamento de beber de adolescentes e jovens. Estes apontaram para uma relação causal entre da publicidade de álcool e seu consumo, uma vez que a partir do momento que o jovem declara identificar-se ou apreciar elementos de determinado anúncio publicitário, aumenta-lhe o desejo e a intenção de comprar o produto, além disso, os estudos de consumidores têm demonstrado que jovens com diferentes características parecem ser afetados de formas distintas pelos anúncios de álcool, apontando para a relevância.
Estudos econométricos, que analisam a quantidade de propaganda de álcool e sua relação com o nível total de consumo de bebidas alcoólicas, em virtude de suas dificuldades metodológicas têm encontrado resultados controversos.
Em linhas gerais, a publicidade de bebidas alcoólicas é um dos importantes fatores influenciadores dos hábitos de consumo do álcool entre toda a população, principalmente a jovem, mas se a publicidade existe e está aí, quase sempre a nosso favor, por quê não usa-la? Afinal cada pessoa não é dependente dela e de sua influência, todos somos livres e podemos fazer nossas próprias escolhas.
Galduróz JC, Caetano R. Epidemiologia do uso de álcool no Brasil: Impacto da Publicidade de Bebidas Alcoólicas sobre o Consumo Entre Jovens, p. 82-85, novembro/2008.