Lobby e Rp
FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO
ÉTICA, LEGISLAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSOR MÁRIO ROCHA
O LOBBY E AS RELAÇÕES PÚBLICAS
PORTO ALEGRE
2013
O QUE É LOBBY?
Segundo Lodi (1986, p.3) lobby é “a ação de influenciar o tomador de decisão na esfera do poder público. É a pressão exercida por um grupo de interesses. Oliveira (2005) considera que o lobby é um “fator que contribui para formação do bem comum.”
Alguns autores apontam diferenças entre as definições de grupos de interesse e grupos de pressão e entendem que estas são o princípio básico para a compreensão do termo. Segundo Araújo (2003, p.15), os grupos de interesse seriam forças sociais, profissionais, econômicas, que são organizados e atuantes, mas não dependem da atuação da pressão política. É uma atuação mais permanente e passiva. A partir do momento em que este mesmo grupo começa a agir em cima do governo reivindicando seus interesses, transforma-se em um grupo de pressão.
VISÃO DO CONFERP
Segundo a Resolução Normativa nº 43, de 24 de agosto de 2002, do Conferp (Conselho Federal de Relações Públicas), é função do relações públicas: “desenvolver, implementar, montar, coordenar, dirigir, executar e avaliar serviço de relações governamentais, executar e coordenar atividades de Relações Governamentais lobby e cerimonial.”
Para Andréia Silveira Athaydes, presidente do conselho federal, a regulamentação da profissão de lobista seria uma boa forma de coibir os maus usos e práticas antiéticas da profissão, visto que, no Brasil, se tem não só uma imagem negativa da atividade, mas a falta de regulamentação pode, talvez, ser a responsável pelo entendimento errôneo desta.
Ela também diz que não considera que para exercer a atividade de lobista, é necessária uma formação em Relações Públicas, porém ela entende, que pelos conhecimentos que a área fornece, principalmente sobre públicos (já que um público