O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO HOSPITAL DIA DA CIDADE DE CRATO – CE
Andréa Maria
Janaina Oliveira
Larissa Teles
Luene Firmino
Rayssa Thomaz
Thais Dourado
RESUMO:
O objetivo do presente texto é iniciar uma análise das diferentes inserções dos assistentes sociais na área da saúde mental, a partir da implementação do Movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira, tendo por destaque a atuação com os grupos familiares. Tem por base o resgate da literatura profissional e a experiência discente a partir da realidade obtida. No contexto reformista, a ação dos assistentes sociais encontra-seem processo de construção, exigindo maiores sistematizações e aprofundamentos.
Palavras chaves: Hospital Dia; Assistente Social; Saúde Mental
Abstract
The purpose of this paper is to initiate an analysis of the different insertions Social workers in the mental health field, from the implementation of the Brazilian Psychiatric Reform Movement, and by highlighting the work with family groups. It is based on the rescue of the professional literature and experience from the student got reality. In the context of reform, the actions of social workers are under construction, demanding greater systematization and insights.
HISTÓRICO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL
Segundo a Funasa, desde a época do Brasil Colônia ate a década de 1930 a história da saúde pública brasileira eram marcadas por ações desenvolvidas com poucas organizações institucionais, houve uma série de transformações e foram criados e extintos inúmeros órgão de controle e prevenção de doenças, porem o seu auge foi com a criação da Fundação Nacional da Saúde, no ano de 1991.
O Movimento de redemocratização do país contou com inúmeros agentes transformadores unindo ideias para a reforma da sociedade brasileira entre eles na luta por uma política de saúde de qualidades, destacaram-se os sanitaristas que fortaleceram os ideais da democratização da saúde através do movimento da reforma