todos os nomes
Departamento de História
Disciplina: Historiografia
Professor: Edinaldo bezerra
Acadêmica: Maria Priscila C. Queiroz da Silva
TODOS OS NOMES, JOSÈ SARAMAGO.
José Saramago foi um escritor, ensaísta, jornalista, romancista e poeta português. Nasceu no distrito de Santarém na província do Ribatejo em Portugal. Em 1995 ganhou o premio do Instituto Camões, o prémio literário o mais importante da literatura portuguesa e em 1998 ganhou o premio Nobel. “Todos os nomes” é um romance escrito em 1997. Mais um em que ele aborda temas que envolvem a precariedade do ser humano diante da vida e da morte.
Conheces o nome que te deram, não conheces o nome que tens. Em todo o caso não seria justo esquecer as dificuldades dos vivos. É mais do que certo e sabido que a morte quer por incompetência de origem quer por má-fé adquirida na experiência, não escolhe as suas vítimas consoante a duração das vidas que viveram, procedimento este, aliás, entre parêntesis se diga, que, a dar crédito à palavra das inúmeras autoridades filosóficas e religiosas que sobre o tema se pronunciaram, acabou por produzir no ser humano, reflexamente, por diferentes e às vezes contraditórios caminhos, o efeito paradoxal duma sublimação intelectual do temor natural de morrer.
O Sr. José é um funcionário da Conservatória Geral, como simples escriturário e mora numa casa conjugada a este prédio. Por ser solteiro, solitário e morar sozinho, ocupou-se a um hobby peculiar: colecionar recortes de jornal de pessoas famosas. onde os todos os nomes estão registrados, onde estão arquivadas as certidões de nascimento e morte de todo (aquele) mundo. Na parte da frente do prédio ficam os vivos, em vertiginosas prateleiras, que os mais velhos vão ascendendo nas estantes a cada inclusão de um nascido, de modo que “o fim da prateleira é, em todos os sentidos, o princípio da queda. Todos – vivos ou mortos- são apenas nomes.
Além dos nomes dos personagens (José é o único da trama