Trabalho Completo Estresse E Depressa O 1
Lipp (1996) define estresse como uma reação, tanto física quanto psicológica, desencadeada por alterações psicofisiológicas decorrentes do confrontamento de qualquer situação que cause confusão, que amedronte, que irrite, que excite ou que emocione o indivíduo profundamente, deixando-o feliz ou triste. A autora salienta que o estresse é um processo que começa a ocorrer quando o indivíduo é exposto a este tipo de situação, desencadeando uma rede de reações físicas e psicológicas.
O estresse é uma reação psicofisiológica complexa desencadeada por eventos bioquímicos, frente a estressores ou desafios de origens variadas. Tal reação ocorre no sentido do organismo se defender ou resistir às possíveis alterações da sua homeostasia interna, a partir da ação de estressores aversivos ou agressivos, como definido pelo médico austríaco Hans Selye. Quando é excessivo, o estresse pode causar inúmeras consequências para o indivíduo, tais como interfere em suas relações familiares, profissionais e sociais, atingindo a sociedade, que depende das habilidades e da qualidade de vida dos seus cidadãos para o seu desenvolvimento.
O evento estressor, qualquer situação que quebre o equilíbrio interno, exige uma adaptação do indivíduo. Algumas situações podem ser estressantes devido à sua natureza, enquanto outras situações se tornam estressantes devido à forma que elas são interpretadas (LIPP, 1996). Resumidamente, o estressor é o que causa o estresse, o qual varia de pessoa para pessoa, já que cada uma tem suas características pessoais, crenças, capacidade e comportamentos.
É possível classificar o estresse de acordo com o tipo de estímulo causador, sendo assim, uma possível classificação seria: estresse