depressão
A dor normal tende a passar por estágios, durante os quais você reage à sua perda primeiro negando-a,a seguir aprendendo a conviver com ela e, finalmente, aceitandoa.
Se você se sente desanimado mas continua a fazer bem o seu trabalho, e mantém relacionamento com a família e amigos, não esta clinicamente deprimido.
Freqüentemente, a tristeza e ansiedade são reações saudáveis às perdas, sejam elas grandes ou pequenas. Estes sintomas são considerados normais, durante, pelos menos, dois meses depois da perda. A dor saudável que persiste e continua intensa durante um longo tempo depois de uma perda pode, lentamente, se transformar em depressão clínica. Se você estiver clinicamente deprimido,não funcionará normalmente. Seus sintomas serão mais duradouros, mais extremos e apresentarão uma probabilidade menor de melhoria sem tratamento, impedindo que você se comporte normalmente no trabalho ou nas atividades sociais.
Uma importante diferença entre a tristeza normal e a depressão clínica é o efeito que seu estado exerce sobre sua auto-estima. Por exemplo, uma pessoa saudável, que tenha acabado de ser demitida do emprego, poderá pensar: “ Estou me sentindo péssimo por ter perdido aquele emprego. O salario era bom e eu gostava do trabalho.
Alem disso, eu era bom no que fazia. Eu não merecia ter sido demitido.” A pessoa clinicamente deprimida, ao contrario, poderá pensar: “ como vou sobreviver sem meu emprego? Eu sei que nunca mais vou conseguir outro. Eu sou uma pessoa horrível e um completo perdedor.” A atitude da pessoa saudável é fazer uma avaliação sincera e realista da situação, enquanto que a postura da pessoa deprimida é excessivamente negativa e irrealista, o que pode gerar a incapacidade de agir.
A depressão é um tipo de distúrbio mental que perturba o humor da pessoa. O termo
DEPRESSÃO é, freqüentemente, usado para descrever sentimentos de tristeza profunda. Quase todo mundo se sente triste de vez em quando, mas as pessoas