Depressão
Genética humana aplicada à psicologia
Professora Leyla Frayman
Depressão
São Paulo
2013
Centro Universitário FMU
GENÉTICA CORRELACIONADA À DEPRESSÃO
Apresentação do trabalho de pesquisa sobre depressão ligada à genética.
Os cinco alunos apresentados na capa, fizeram pesquisas, discutiram sobre o assunto e fizeram a revisão antes de entrega-lo.
São Paulo
2013
Sumário
Introdução..................................................................04
Depressão...................................................................05
Estudo com famílias....................................................07
Referências ................................................................08
INTRODUÇÃO
Hoje em dia muito se fala em depressão, existem diversos fatores que podem desencadeá-la, porém citaremos exclusivamente o fator genético dessa patologia.
A depressão é considerada uma das dez principais causas de incapacitação no mundo, limitando o funcionamento físico, pessoal e social. Entretanto, pequena parte das pessoas atingidas recebe tratamento apropriado, e sobre elas, o estigma pesa de forma significativa. A forma como a população identifica os sintomas de depressão e as crenças sobre sua etiologia podem influenciar o processo de procura de ajuda, a adesão aos tratamentos, bem como a atitude e o comportamento da comunidade em relação aos portadores desse transtorno.
O deprimido raramente consegue se perceber como doente. Procura associar seu sofrimento com algum acontecimento, que nem sempre existe. Se a pessoa não se sente doente não procura tratamento, logo o quadro tende a piorar, fazendo a pessoa considerar-se fraca, sem capacidade para resolver de forma satisfatória alguma situação, isso reforça a sua crença de que não tem força moral para enfrentar as vicissitudes. Novamente não considera o seu estado como patológico e não procura