parto humanizado
AGNALDO TIMOTEO - AT
GAL COSTAS - G C vários acidos nucleicos formam: DNA e RNA
DNA- código genético, informação do nosso organismo. encontrados no núcleo das células e algumas organelas como mitocôndrias e cloroplastos. O DNA apresenta uma dupla hélice onde cada fita esta unida pelas bases nitrogenadas formando pontes de hidrogênio. uma purina se liga a pirimidina. A=T G=C e podem ocorrer em qualquer ordem. genecromossomoDNA RNA- responsável pela síntese de proteína. encontrados no núcleo e citoplasma.é o mais abundante da célula em comparação com o DNA. foi o primeiro polímero a aparecer na TERRA. a base timina só ocorre no DNA. A base uracila só no RNA.
O DNA tem duas fitas tendo um aspecto de dupla hélice e o RNA só tem um única fita.
OBS: RIBOZINA= é um tipo de RNA com função enzimática (são altamente especificas como as próprias enzimas).
Portanto, a cadeia do DNA é um polímero com uma seqüência alternada de açúcar e fosfato. Os grupos fosfato estão ligados a hidroxilas das posições 3'' e 5'' de duas moléculas de desoxirribose através de ligações éster, originando o que se denominam "ligações fosfodiéster".
Esta estrutura de dupla hélice do DNA não é a única. Nas células eucarióticas, o DNA se encontra localizado principalmente no núcleo, em forma de cromossomas, que são complexas asociações de DNA e proteínas .
REPLICAÇÃO DO DNA
É a capacidade que tem o DNA de fazer cópias ou réplicas de sua molécula. Este processo é fundamental para a transferência da informação genética de geração em geração. As moléculas se replicam de um modo semiconservativo. A dupla hélice se separa, com rompimento das pontes de hidrogênio, e cada uma das cadeias serve de molde para a síntese de uma nova cadeia complementar. O resultado final são duas moléculas idênticas à original.
Em procariontes,