Lan Amento De Um Proj Til
Lançamento de um projétil.
Rodrigo Dehon - 2013033189
Introdução
O campo de estudo e pesquisa da Física é muito vasto, assim como as várias ciências existentes, ela possui divisões de estudo que possibilitam um melhor compreendimento dos conceitos a serem estudados. Apesar de existir essa divisão, não quer dizer que o estudo é isolado, pelo contrário, à medida que se evolui no percurso de estudo da ciência Física percebe-se que um assunto é continuação do outro, ou seja, há uma interligação das áreas de estudo. O estudo da ciência Física é dividido da seguinte forma: Mecânica, Calor e Termodinâmica, Eletricidade e Magnetismo, Movimento Ondulatória e Óptica Geométrica.
A parte talvez com maior importância para o entendimento do mundo a nossa volta é a Mecânica. Nela temos o início do estudo da física. O seu estudo possibilita o compreendimento dos movimentos, as causas dos movimentos, a interação dos corpos, possibilita ainda entender conceitos como o trabalho de uma força, o movimento de corpos celestes, etc.
A mecânica aborda vários assuntos, dos quais podemos citar alguns vistos em sala de aula, tal como:
- movimento dos corpos;
- conceito de velocidade e aceleração;
- cálculo da velocidade e aceleração dos corpos;
- força;
- as leis do movimento;
- o que é energia, trabalho;
- conservação da quantidade de movimento.
O estudo do lançamento
O assunto escolhido para tratar nesse trabalho foi o lançamento oblíquo de projétil, que é um objeto lançado, arremessado, disparado, etc. O percurso traçado pelo projétil é uma trajetória. Uma bala após o instante de disparo, um jato d’água numa dada direção, uma flecha após ser lançada são exemplos de projéteis. O lançamento oblíquo de projéteis foi explicado por Jean Buridan, um discípulo de Aristóteles, sob a influência das concepções aristotélicas, através da teoria do ímpeto. A teoria do ímpeto descreve a trajetória de um projétil com base nas relações entre o ímpeto