O Outro Lado Da Nobreza Resenha
O filme “O outro lado da nobreza” retrata a história de vida do médico Robert Merivel. Robert Merivel era um recém formado médico na Academia Real de Cirurgiões, apesar de demonstrar enorme aptidão para a medicina gastava grande parte do seu tempo e dinheiro com alcool e mulheres , revelando ser uma pessoa infantil e irresponsavel.
Logo no inicio da trama enquanto Merivel atende diversos pacientes ao lado do seu companheiro Dr.Pearce podemos observar ele se queixar que a fila de pacientes está enorme e por isso nao tinha lhe restado tempo para se alimentar, refletindo uma falta de infraestrutura e condições de trabalho nos hospitais do século XVII que infelizmente ainda podemos presenciar nos dias de hoje, principalmente na rede de saúde publica e muitas vezes privada do Brasil.
Apesar da semelhança na falta de infraestrutura e condições de trabalho no século XVII e XXI é evidente a evolução em termos de higiene que tivemos dessa época para a atual. Em diversas cenas podemos ver o contato direto do médico com feridas e fluídos de enfermos, além da aproximação de pacientes com doenças diferentes em espaços nao arejados refletindo o desconhecimento sobre microorganismos e transmissão de doenças da época.
É possivel ver desde o começo do filme um lado muito humanizado na pratica medica de Merivel, um lado que é muito escasso entre os médicos porém muito procurado pelos pacientes atualmente. Em uma cena ainda no inicio vemos um paciente familiar à Merivel com uma doença não especificada porem aparentemente fatal procura-lo e dizer que só aceitaria ser atendido por ele. Ao atender o paciente, vemos o paciente muito doente perguntar se ainda existia alguma chance de sobrevivencia, e apesar de saber que a chance era remota Merivel continua acalmando e consolando seu paciente com palavras como “Sempre há esperança” . Apesar do conhecimento nessa época ser