Imperialismo estadunidense na america latina
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PLAFOR
ALEXANDRE CEZIDIO GONÇALVES ROCHA
A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO
Vitória da Conquista/BA
2012
ALEXANDRE CEZIDIO GONÇALVES ROCHA
A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO
Resenha apresentada a disciplina História Moderna I como requisito de avaliação da I unidade.
Orientador: Prof. Roberto S. de Oliveira.
Vitória da Conquista/BA
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho contempla a formação do Estado Moderno, tendo em vista a importância deste para a constituição dos espaços onde se instalaram os chamados estados nacionais e para a formação da acumulação do capital primitivo e consolidação da economia capitalista. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar as principais características e os principais aspectos que desencadearam na formação do Estado Moderno. No que se refere aos aspectos metodológicos, realizamos em nosso estudo uma vasta pesquisa bibliográfica buscando identificar autores e informações pertinentes ao tema aqui tratado. Para tanto, nos reportamos a variados tipos de textos, dentre outras fontes de pesquisa. A intenção com esse estudo consiste no desejo de colaborar com o conhecimento de uma questão de grande relevância para a sociedade brasileira e, de certa forma, contribuir para o aumento das pesquisas sobre história.
RESENHA CRÍTICA
A concepção do Estado Moderno como Instituição política muito tem sido discutida entre pesquisadores e estudiosos. Delineia o processo do desenvolvimento do Estado Moderno a partir dos reinos medievais da Europa e sinais que revelam o processo de constituição do Estado.
Bobbio (1986, p. 425) apresenta abaixo a definição de Estado Moderno:
Estado Moderno pode ser entendido como uma forma de ordenamento político surgido na Europa a partir do século XIII até o fim do século XVIII ou início do século XIX e que após esse período se estendeu libertando-se das suas condições