maquiavel
Para iniciar minha resenha vamos criar um tópico MUNDO para entendermos melhor a época em que foi escrito o livro, creio que com este, fica mais clara a compreensão.
Mundo : Resenha : O Príncipe - Nicolau Maquiavel (Níccolò Machiavelli)
Para iniciar minha resenha vamos criar um tópico MUNDO para entendermos melhor a época em que foi escrito o livro, creio que com este, fica mais clara a compreensão.
Mundo : È transição entre o período dos Feudos(principados ) para um início de composições de países, a tríade feudal(nobreza, clero e proletariado) esta cada vez mais difícil de se lidar, tanto que quem mais consegue aglutinar esta mistura, mais vai avançando nos campos de batalha e conquistando território. O período é aproximado ( entre os anos de 1400 a 1550), Maquiavel não se conformava com a Itália(onde vivia) vivendo uma desorganização total e estando 'as portas'' de invasores ( principalmente a França), cria não só um manual para um Príncipe comandar seu principado, mas como um governante tem que pensar e agir.
O que mais me chama atenção no livro é o conceito(que, particularmente, acho o principal) que quimicamente parece ser impossível de unir em uma só mente...SER AMADO E TEMIDO!
Maquiavel nos faz pensar e coloca sua posição se é melhor ser ''AMADO'' ou ''TEMIDO", veja estas frases:
''Quem quiser praticar sempre a bondade em tudo que faz esta fadado a sofrer, entre tantos que não são bons''
''De que adianta um Príncipe com o objetivo de ser amado, praticar somente a bondade, se os cidadãos que ele governa não a praticam''
O autor mostra que, a bondade é, e tem que ser, usada em certas ocasiões, mas é melhor ser temido, veja:
''Os homens amam segundo o seu próprio arbítrio, mas temem segundo a vontade do Príncipe''
O temor é uma sensação manipulada pelo Príncipe, dando lhe um controle bem maior sobre seu povo.Mas se usado sozinho pode causar um sentimento de ódio, então,