Maquiavel
FICHAMENTO DO LIVRO “O PRÍNCIPE” DE NICOLAU MAQUIAVEL.
São Paulo
2014
INTRODUÇÃO.
Este trabalho tem como objetivo principal o Fichamento resumo do livro “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel.
CAPÍTULO I – DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS E DE QUE MODOS SE ADQUIREM.
Neste capítulo, Maquiavel inicia sua obra mostrando que todos os governos que tiveram autoridades sobre os homens, ou eram repúblicas ou principados. Os principados ou eram hereditários ou eram novos principados, em casos de invasão ou troca de linhagem senhorial.
CAPÍTULO II – DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS.
Maquiavel chama a atenção à maior facilidade que os Estados hereditários e afeiçoados à linhagem do príncipe têm para governar, pois, desde que o atual príncipe não pretira os costumes dos seus antepassados, poderá manter-se no poder sem grandes problemas. Maquiavel também percebe que príncipes naturais, portanto hereditários, tem menos necessidade de ofender, e portanto, com maior facilidade de serem amados.
CAPÍTULO III – DOS PRINCIPADOS MISTOS
Neste capítulo, Maquiavel chama a atenção às dificuldades encontradas pelos principados novos ou mistos, sendo mistos àqueles Estados que foram anexados por um principado hereditário. A maior dificuldade encontrada, segundo Maquiavel, era que ao não haver nenhuma simpatia pelo novo príncipe, e ao sentir que há a necessidade de mudança no Estado, a população entre em conflito armado contra o seu novo príncipe, Maquiavel vê como solução extinguir a linhagem real anterior ao atual príncipe e manter os costumes antigos daquela região, assim a população não percebe tanto a mudança de poder e, sem ter uma figura do antigo governo para se apoiar, acabam aceitando o novo príncipe.
CAPÍTULO IV – POR QUE O REINO DE DARIO, OCUPADO POR ALEXANDRE, NÃO SE REBELOU